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PÓQUER TEXAS HOLD’EM

O póquer Texas Hold’em é um jogo não bancado, em que os jogadores jogam uns contra os outros.
Joga-se com um baralho de 52 cartas, com quatro naipes, cada um deles com as seguintes cartas, por ordem decrescente de valor: ás, rei, dama, valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2. Na sequência da cor e na sequência, o ás pode ser utilizado como a carta de menor valor depois do 2 ou como a de maior valor antes do rei.
A partida joga-se com um máximo de 10 e um mínimo de 4 jogadores por mesa. A seu pedido, pode um jogador descansar unicamente durante duas mãos ou jogadas sem perder o seu lugar na mesa.

Haverá uma lista dos jogadores que se queiram inscrever, quer para o início da partida quer para a ocupação dos lugares que venham a ficar vagos durante o decurso da mesma. Os lugares serão sorteados de entre os jogadores previamente inscritos no início da partida. Se no decurso da partida vagarem lugares, e após as mudanças que forem pedidas, são chamados os jogadores constantes da lista de inscrição.
Nas sessões com hora marcada, a mão é dada no início do jogo ao primeiro jogador sentado à esquerda do pagador e vai rodando no sentido dos ponteiros do relógio. No decurso da partida, o pagador coloca um marcador (Dealer) em frente do jogador que está sentado è direita do jogador que tem a mão.

Em cada mão, o jogador dispõe de duas cartas pessoais (pocketcards), que lhe são dadas pelo pagador, e haverá cinco cartas comuns, dispostas no centro da mesa. Dessas sete cartas, o jogador pode escolher quaisquer cinco, com o objectivo de alcançar a melhor combinação possível.
O jogador pode realizar a sua combinação de cinco cartas com qualquer das sete de que dispõe em cada jogada. Pode utilizar, para isso, as duas cartas pessoais, uma delas ou nenhuma, e qualquer das cartas dispostas sobre a mesa, até formar uma combinação de 5 cartas.
Cada jogador dispõe de um montante inicial, denominado cave. Esgotada a cave, pode haver reposições. Antes de cada partida, o Casino fixa o valor da cave inicial e das reposições.
Antes da distribuição das cartas, o jogador que tem a mão efectuará uma aposta, designada por «pequena aposta» ou «pequena cega», cabendo ao jogador situado imediatamente à sua esquerda efectuar a «grande aposta» ou «grande cega».
– A «pequena aposta» será igual a metade do mínimo da mesa.
– A «grande aposta» será igual à aposta mínima da mesa.
De seguida, o pagador dá duas cartas cobertas alternadamente a cada jogador e inicia-se o primeiro turno de apostas.
O primeiro jogador a “falar” será o que estiver sentado imediatamente à esquerda do jogador que efectuou a «grande aposta». Neste caso, pode desistir, acompanhar a aposta (igualar) ou subi-la (repicar). Os restantes jogadores tomarão também, pela sua ordem, uma das decisões que no final se referem.
Depois de efectuado o primeiro turno de apostas, o pagador queima uma carta e tira três cartas comuns para o centro da mesa, que formam o flop.
Dá-se então início ao segundo turno de apostas, em que o primeiro jogador a “falar” é o que tem a mão.
Depois de todos os jogadores ainda activos terem efectuado o segundo turno de apostas, o pagador queima a carta seguinte do baralho e volta a quarta carta comum (turn)
Inicia-se então o terceiro turno de apostas, cabendo ao jogador que tem a mão dar início ao mesmo.
Depois de todos os jogadores ainda activos efectuarem o terceiro turno de apostas, o pagador queima a carta seguinte do baralho e vira a quinta e última carta comum (river).
Inicia-se então o quarto e último turno de apostas, cabendo de novo ao jogador que tem a mão o início do mesmo.
Nos turnos de apostas, os repiques terão como mínimo um valor igual ao mínimo da mesa e o máximo será o total das apostas até aí efectuadas.
Depois de efectuado o último turno de apostas, as cartas são viradas, à voz do pagador, começando pelo jogador que iniciou o último turno de apostas e continuando pela esquerda. O pote (conjunto das apostas efectuadas) é pago ao jogador que tiver a combinação mais alta, ou repartido pelas combinações mais altas de igual valor.
Nos final dos turnos de apostas, todos os jogadores devem ter o mesmo valor apostado no pote. Porém, se a cave de um jogador não lhe permitir igualar a aposta, e não desistir, considera-se «encavados». Se a mão ganhadora pertencer a um jogador encavado, este recebe, além da aposta, a parte proporcional do pote, entregando-se o restante do pote a outras mãos ganhadoras, segundo as regras do jogo.

Quando chega a sua vez de «falar», o jogador pode tomar uma das seguintes decisões:
Desistir — sair do jogo. Neste caso, o jogador dá a conhecer a sua decisão dizendo «não vou» e coloca as suas cartas, cobertas, em cima da mesa. O pagador retira então as cartas do jogador de modo a não serem vistas por ninguém.
Passar — não apostar. O jogador só pode tomar esta decisão se tiver a mão ou se, não a tendo, os jogadores que o precedem não tiverem efectuado qualquer aposta. A decisão é anunciada dizendo «passo». Neste caso, o jogador permanece no jogo até que outro jogador decida apostar, tendo nesse caso de cobrir a aposta para continuar em jogo;
Acompanhar — apostar importância igual à das apostas anteriores, sem as ultrapassar;
Repicar — subir a aposta. Neste caso, o jogador coloca no pote valor igual ao apostado pelos outros participantes, anunciando ao mesmo tempo «jogo mais …» e colocando de seguida no pote o valor anunciado.
No caso de haver mais de uma combinação ganhadora com o mesmo valor, o pote, a respectiva parte proporcional ou o remanescente, são distribuídos aos respectivos detentores na proporção das suas apostas.

Sequência máxima da cor
ás, rei, dama, valete e 10 do mesmo naipe;
Sequência da cor
Formada por cinco cartas do mesmo naipe em sequência sem que sejam as mais altas;
Póquer
Combinação de cinco cartas em que quatro são do mesmo valor;
Fullen
Combinação de cinco cartas com três cartas do mesmo valor e outras duas distintas mas também com valor igual (exemplo: três setes e duas quinas);
Cor
Cinco cartas do mesmo naipe sem formarem uma sequência;
Sequência
Combinação de cinco cartas em sequência mas de naipes diferentes;
Trio
Combinação de cinco cartas que contém três cartas do mesmo valor e em que as duas restantes não formem um par;
Dois pares
Combinação de cinco cartas que contém dois pares de cartas de distinto valor;
Par
Combinação de cinco cartas em que duas têm o mesmo valor;

Quando nenhum dos jogadores apresente uma das combinações anteriores, ganha o que tiver a carta mais alta.